CARREGANDO...

Luva os Dez Fantasmas

por Raphael Fumagalli

Uma forma bem divertida de trabalhar rimas na educação infantil é usar a luva os dez fantasmas!

Como as rimas podem contribuir com a alfabetização infantil?

Veja também:

As rimas das poesias, músicas e cantigas populares encantam crianças e adultos. Cheias de ritmo, sensibilidade e musicalidade, as rimas são perfeitas para apresentar os pequenos e pequenas à literatura, fortalecer os vínculos familiares e… auxiliar na alfabetização infantil! Isso mesmo, as rimas facilitam o aprendizado, fazendo com que o exercício de ler e escrever poemas, por exemplo, seja uma excelente estratégia para alfabetizar as crianças.

Mas por que são tão importantes?

1. Aquisição de linguagem
As rimas são excelentes para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas iniciais. Isso porque aumentam a consciência de ortografia e de fonemas, que são essencialmente os sons que compõem as palavras.

Nesse sentido, praticar textos rimados em voz alta é divertido e colabora para que as crianças entendam melhor os significados das palavras. E isso permite uma compreensão mais ampla da linguagem e da Língua Portuguesa. Dessa maneira, as rimas tornam o processo de alfabetização mais interessante e eficaz.

Além disso, com os poemas, as crianças se atentam para a construção cuidadosa das sentenças e percebem o uso da pontuação. Essa prática faz mais sentido do que apenas apresentar um conjunto de regras, por exemplo. Assim, as crianças passam a enxergar a gramática como uma escolha. E isso as ajuda a aplicar as regras da língua, de forma mais eficaz e até estilística.

2. Introdução ao mundo da literatura
Para que a leitura se torne um hábito, ela deve ser introduzida o quanto antes na vida das crianças. Dessa forma, é provável que ela se torne parte da rotina dos pequenos e pequenas, que passam a enxergar esse costume como algo natural e prazeroso. E quem lê, escreve melhor! Com leitura cadenciada, linguagem simples e lúdica, os poemas e textos com rimas são uma ótima maneira de introduzir as crianças no mundo da literatura.

Vocês podem começar com poemas mais curtinhos e simples. E, conforme a criança cresce, é possível apresentar poemas maiores e mais profundos. Inclusive, incentivando-a a escrever seus próprios versinhos! Essa é uma ótima maneira de trabalhar a linguagem escrita e também de estimular a expressão dos sentimentos.

3. Pensamento crítico e sensibilidade
O poema é um gênero literário que faz muito com muito pouco. Primeiro, contribuem com o aprendizado e o processo de alfabetização infantil. Depois, os poemas possibilitam múltiplas interpretações, fazendo com que os pequenos e pequenas se engajem em suas próprias reflexões, despertando também a sensibilidade.

Nesse sentido, os poemas são ferramentas poderosas para ajudar as crianças (e os adultos também!) a entender a linguagem, desenvolver suas habilidades de fala e escrita e se conectar a eventos culturais ou históricos, por exemplo. Ainda, permitem a conexão dos pequenos e pequenas com seu próprio eu.

Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/

Segue a historinha dos 10 fantasmas:

Construí um castelo todo feito de jornal.
Nele vivem 10 fantasmas que me acham bem legal! 10 comem pastéis
9 comem rocambole
8 comem biscoito
7 mascam chicletes
6 imitam chinês
5 usam um cinto
4 assustam o gato
3 jogam xadrez
2 comem arroz
1 comeu atum
E não sobrou nenhum!

Gostou do nosso recurso? Deixe um comentário!

Consciência Fonológica em Crianças Pequenas clicando aqui!

Deixe um comentário