Os confetes são elementos marcantes do carnaval, sendo jogados e espalhados durante a festa. A sua história remonta ao final do século XIX, quando as primeiras manifestações carnavalescas começaram a tomar forma no Brasil.
Na época, o carnaval era uma festa bastante diferente da que conhecemos hoje. As comemorações eram organizadas pelas classes mais abastadas, que se fantasiavam e saíam às ruas em cortejos para exibir as suas roupas e joias.
Foi nesse contexto que surgiram os confetes. Inicialmente, eles eram feitos de papel de seda, cortados em pequenos pedaços e vendidos em lojas especializadas. Os foliões começaram a jogá-los uns nos outros como forma de brincadeira, e a prática acabou se popularizando.
Com o tempo, os confetes foram evoluindo. Foram criados modelos de papel colorido, que podiam ser cortados em diferentes formatos, como estrelas, corações e borboletas. Também surgiram versões com glitter e até mesmo com mensagens impressas.
Além disso, os confetes começaram a ser vendidos em saquinhos, para que as pessoas pudessem jogá-los com mais facilidade. A brincadeira se tornou uma parte importante do carnaval, e até mesmo das festas de Ano Novo e de outras celebrações.
Hoje, os confetes são produzidos em larga escala, sendo vendidos em lojas de artigos de festa e em camelôs. Eles continuam sendo um elemento fundamental do carnaval, alegrando as ruas e animando as pessoas.
Veja também!
- Conheça diversos kits pedagógicos completos
- Plaquinhas para fotos de Carnaval
- Chaveiro BNCC Primeiro ano do Fundamental I
- Chaveiro da BNCC GRATUITO – Educação Infantil
Na educação infantil, a história dos confetes pode ser contada de forma lúdica e divertida, por meio de atividades que envolvam a confecção dos confetes e a sua utilização. Os confetes podem ser feitos pelos próprios alunos, a partir de materiais simples, como papel, tesoura e cola.
Além disso, é possível promover brincadeiras e jogos que envolvam o uso dos confetes, estimulando a coordenação motora e a criatividade das crianças. O importante é lembrar que os confetes são uma forma de celebrar a vida e a alegria, e que devem ser utilizados com respeito e responsabilidade, sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde das pessoas.
Em suma, a história dos confetes é uma parte importante da cultura brasileira, e pode ser explorada de diversas maneiras na educação infantil. Os confetes podem ser usados como um elemento lúdico e pedagógico, ajudando a desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças, ao mesmo tempo em que celebram a festa e a alegria.
Essas tags foram feitas pensando em confetes, mas pode colocar até docinhos ou outras lembrancinhas!
Conheça o livro: Olhe pela janela! clique aqui para obter!
1 comentários
Obrigada