O poema “Um bichinho diferente” da autora Priscila Ramos de Azevedo é uma excelente ferramenta para trabalhar diversas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil. O poema aborda um bichinho imaginário que possui 26 patinhas, cada uma representando uma letra do alfabeto.
Uma das competências que podem ser trabalhadas com este poema é a linguagem oral e escrita, pois através da história, as crianças são estimuladas a ouvirem e reproduzirem sons, rimas e palavras, desenvolvendo assim a compreensão da linguagem oral e escrita.
Veja também!
Outra competência trabalhada é a alfabetização e letramento, já que o poema utiliza o alfabeto como recurso lúdico para ensinar as letras do alfabeto. Através desse recurso, as crianças podem aprender a ordem das letras, as letras cursivas e maiúsculas e até mesmo relacionar as letras a palavras que iniciem com a letra correspondente.
Para tornar o aprendizado ainda mais divertido, pode-se utilizar a técnica da luva com as letras do alfabeto. Com a luva, as crianças podem montar as letras do alfabeto e formar o bichinho de maneira interativa e lúdica.
Outra competência trabalhada com este poema é a criatividade e imaginação, já que o bichinho é um ser imaginário e o próprio poema estimula a criação de outras histórias e personagens imaginários.
Para trabalhar ainda mais a criatividade, pode-se pedir às crianças que desenhem o seu próprio bichinho diferente, utilizando as letras do alfabeto para formá-lo.
Em resumo, o poema “Um bichinho diferente” é uma excelente ferramenta para trabalhar diversas competências da BNCC na Educação Infantil, como linguagem oral e escrita, alfabetização e letramento, criatividade e imaginação. O uso da luva com as letras do alfabeto pode tornar o aprendizado ainda mais divertido e lúdico para as crianças.
Vídeo explicando sobre o recurso:
2 comments
Adorei!
Muito bom esse recurso 😍