Monteiro Lobato foi um dos escritores mais importantes da literatura brasileira, principalmente por suas obras voltadas para o público infantil. Nascido em 1882 em Taubaté, interior de São Paulo, Lobato formou-se em Direito e trabalhou como promotor público antes de se dedicar integralmente à literatura.
Veja mais!
- Atividades para Educação Infantil
- Painel Dia dos Povos Indígenas
- Luva A Pílula Falante da Emília
- Lojinha da Bolacha
Entre suas principais obras, destacam-se “O Sítio do Picapau Amarelo”, uma série de livros que conta as aventuras de personagens como Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta e Tia Anastácia em um sítio cheio de fantasia e magia. Além disso, Lobato também escreveu outras obras infantis como “Reinações de Narizinho”, “Caçadas de Pedrinho” e “Histórias de Tia Nastácia”.
No entanto, Monteiro Lobato também escreveu obras para adultos, como “Urups”, “Cidades Mortas” e “Ideias de Jeca Tatu”. Nessas obras, Lobato aborda temas como a política, a sociedade e a cultura brasileira.
A bibliografia de Monteiro Lobato é extensa e inclui desde contos e crônicas até romances e peças teatrais. Sua obra mais conhecida, “O Sítio do Picapau Amarelo”, foi adaptada diversas vezes para a televisão, cinema e teatro.
Apesar de ser um autor muito popular, Monteiro Lobato também enfrentou críticas por suas posições políticas e algumas de suas obras foram censuradas durante a ditadura militar no Brasil. No entanto, sua contribuição para a literatura infantil e para a cultura brasileira como um todo é inegável.
Lobato faleceu em 1948, deixando um legado literário que inspira crianças e adultos até hoje. Suas obras continuam sendo lidas e estudadas nas escolas e universidades, e sua importância na formação da literatura infantil brasileira é reconhecida em todo o país.
2 comments
Amei cada material que pude baixar, chego a sentir a emoção de trabalhar com os alunos. Maravilhoso!!!!!!
10000000
Parabéns, tudo lindo.