Painel Educação no Trânsito

por Raphael Fumagalli

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A campanha foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O mês de maio foi escolhido por ser o mês que marca a passagem da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020) para a Segunda Década de Ação (2021-2030) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Veja também!

O Maio Amarelo trabalha a educação para o trânsito de uma forma ampla, com o envolvimento de diversos setores da sociedade, incluindo órgãos governamentais, empresas e escolas. Na educação infantil, é importante trabalhar a conscientização desde cedo, para formar cidadãos responsáveis e conscientes no trânsito.

Uma forma lúdica de trabalhar o Maio Amarelo na educação infantil é utilizar jogos e atividades que envolvam as crianças, como uma mini cidade com carrinhos e bicicletas, onde é possível ensinar as regras de trânsito e como se comportar de forma segura. Também pode-se realizar uma oficina de pintura de desenhos relacionados ao tema e uma roda de conversa sobre a importância da segurança no trânsito.

Painel Educação no Trânsito

Outra sugestão é realizar uma peça de teatro com os personagens do trânsito, como o sinal de trânsito, o guarda de trânsito e o pedestre, ensinando as regras e comportamentos adequados no trânsito. É importante que as crianças sejam incentivadas a questionar e tirar dúvidas sobre o assunto, para que possam internalizar os ensinamentos.

Continua após a publicidade..

Também pode-se fazer uma visita guiada com as crianças a um espaço de trânsito, como uma pista de kart ou uma escola de trânsito, para que elas possam vivenciar na prática as situações e aprendizados sobre a segurança no trânsito.

Além disso, é importante que as famílias também sejam envolvidas na conscientização e educação no trânsito, para que o aprendizado se estenda para além da escola. As escolas podem enviar materiais informativos e sugestões de atividades para serem realizadas em casa com a família, como uma caminhada ou passeio de bicicleta em grupo, onde os pais podem ensinar as regras de trânsito e como se comportar de forma segura.

Em resumo, o Maio Amarelo é uma campanha importante que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito. Na educação infantil, é possível trabalhar o tema de forma lúdica e envolvente, para formar cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito. Através de jogos, atividades, peças de teatro, visitas guiadas e envolvimento das famílias, é possível criar um ambiente de aprendizado e conscientização sobre a segurança no trânsito.

https://bolachapedagogica.com/wp-content/uploads/2023/05/Painel-Educacao-no-Transito-Bolacha-Pedagogica.pdf

O caracol e a baleia, Clique aqui para obter!

3 comments

Khetlyn Barros setembro 5, 2023 - 1:57 pm

Muito obrigada

Reply
Marlene Barbosa da Silva setembro 26, 2023 - 11:28 pm

Quero continuar abrindo os recursos da bolacha pedagógica

Reply
Rodrigo Cabral setembro 27, 2023 - 10:55 pm

Olá prof! Você pode baixar normalmente o PDF, só clicar na bolachinha e abrir no seu computador ou celular.

Reply

Deixe um comentário