Painel Faça Bonito

por Raphael Fumagalli

Maio Laranja é uma campanha de conscientização sobre o abuso sexual infantil que acontece todos os anos durante o mês de maio. O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater esse tipo de violência contra as crianças.

Veja também!

A importância do Maio Laranja é enorme, pois o abuso sexual infantil é uma das violências mais cruéis que uma criança pode sofrer. É uma violação dos direitos humanos, que deixa marcas profundas e duradouras nas vítimas. A campanha ajuda a conscientizar as pessoas sobre a importância de denunciar qualquer suspeita de abuso sexual infantil.

Para abordar o tema do Maio Laranja com crianças, é importante adaptar a linguagem e a abordagem de acordo com a idade delas. É possível usar atividades lúdicas e divertidas que ajudem a conscientizar as crianças sobre a importância de proteger seu próprio corpo e a importância de denunciar qualquer situação de abuso ou violência que presenciem.

Uma sugestão de brincadeira é o jogo “Quebra-Cabeça da Proteção”. O objetivo é montar um quebra-cabeça que representa uma imagem de uma criança protegida. Antes de começar o jogo, converse com as crianças sobre a importância de proteger o próprio corpo e de dizer “não” quando algo as deixa desconfortáveis. Peça para que elas compartilhem algumas situações que as fazem sentir desconfortáveis e como elas podem se proteger.

Em seguida, distribua as peças do quebra-cabeça para as crianças e peça para que elas montem a imagem da criança protegida. Enquanto elas montam o quebra-cabeça, reforce a importância da proteção e como podemos ajudar a proteger as crianças que conhecemos.

Outra atividade que pode ser realizada é a criação de um mural com mensagens de proteção e denúncia de abuso sexual infantil. Forneça folhas de papel colorido para as crianças e peça para que elas escrevam ou desenhem mensagens de proteção e denúncia. Em seguida, cole todas as mensagens em um mural na sala de aula. Essa atividade ajuda a conscientizar as crianças sobre a importância de denunciar qualquer suspeita de abuso ou violência que presenciem.

Continua após a publicidade..

Em resumo, a campanha do Maio Laranja é de extrema importância para alertar a sociedade sobre o abuso sexual infantil e a importância de prevenir e combater esse tipo de violência. Na educação infantil, é importante abordar o tema de forma lúdica e adaptada para a idade das crianças, como por meio de jogos e atividades que reforcem a importância da proteção e da denúncia.

 

3 comments

Joilson maio 6, 2023 - 1:48 am

Gostaria de agradecer pelos materiais. Que Deus abençoe grandemente a sua vida.

Reply
Pamela Fumagalli maio 8, 2023 - 1:50 pm

Muito obrigada!! Fico feliz!!

Reply
Jacirene maio 15, 2023 - 12:26 pm

Eu estou ama do todas as atividades são excelentes

Reply

Deixe um comentário